DISK ANIMAIS
DISK ANIMAIS - PIRACICABA / SP
O Disk Animais é um serviço vinculado à SIMAP e ao Pelotão Ambiental - destacamento da GCM - Guarda Civil Municipal. O espaço abriga médios e grandes animais (caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equídeos: equinos, asininos e muares) abandonados ou soltos de maneira irregular em vias públicas, rodovias, áreas verdes e em todo perímetro da cidade, além de atender denúncias de maus tratos.
É de responsabilidade do Disk Animais: atendimento à denúncias, apreensões/recolhimento, estadia, liberação, adoção e leilão.
A equipe do Disk animais é composta por 04 guardas civis do Pelotão Ambiental, sendo estes em escalas de 01 GC pra cada 12hs sendo 1 subinspetor da GC ,1 Médica veterinária, 1 motorista do caminhão “boiadeiro” e 05 tratadores, todos de 2a a 6a e plantão aos finais de semana.
A área destinada ao Disk Animais possui 45 mil m² e está localizada na Rua Alberto Coral Nº 1.500, no bairro Vila Fátima.
Foto: acervo PMP
HISTÓRICO
O Disk animais surgiu em 1994 com o nome de Boi Manso, que realizava o recolhimento e a recuperação de animais de grande porte (bovinos e equídeos), tendo como a 1a sede no espaço que hoje é ocupado pela Emdhap. Tempos depois o Boi Manso foi para um terreno ao lado do Shopping Piracicaba e em meados de 2002 se estabeleceu em uma área de 45 mil m² cedida pelo Estado dentro da Fazenda Experimental (Apta), às margens do Ribeirão Guamium. Em 2010 recebeu o nome de Disk Animais (Curral).
LOCALIZAÇÃO
Formalização de denúncias
Todas as denúncias podem ser feitas através do Pelotão Ambiental - Fone: 153.
Recolhimento de animais
Anualmente, o Disk Animais recolhe/apreende cerca de mais de 40 animais em Piracicaba. Desse total, uma média de 25 são recuperados por seus donos, que têm 10 dias para a retirada do animal, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 18.026, de 23 de setembro de 2019.
Estadia
Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena no Disk Animais, recebe cuidados gerais, boa alimentação, é vacinado (conforme as necessidades e exigências da espécie) é submetido a exames veterinários clínicos e laboratoriais.
As fotos dos animais recolhidos serão postadas nessa página para auxiliar nas buscas pelo proprietário.
O manejo dos animais é executado de acordo com legislações sanitárias estaduais e municipais, e os mesmos estarão cadastrados no plantel junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Liberação
O proprietário do animal apreendido/recolhido, deve comparecer na Sede do Disk animais, comprovar a posse do animal e solicitar a documentação necessária para a liberação bem como o pagamento das taxas, como as diárias .Será emitida pela Divisão de Atendimento Tributário (Térreo 1) as guias para pagamento. Após o pagamento, será emitida a Autorização para a Liberação do animal.
- DCF SIMAP - Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 - 9o andar - Ch. Nazareth - Piracicaba / SP.
Doação de animais (exceto bovinos)
Os animais que não forem procurados por seus donos, ou que estavam em situação de abandono e/ou maus tratos, serão encaminhados para a fila da doação. Os animais ficarão à disposição para adoção por ordem de entrada (registro no plantel) e por solicitação através de protocolo, seguindo a ordem cronológica dos registros plantel/protocolos citados no Artigo 13 do Decreto No 18.026 de 2019.
Pré-requisitos para a adoção dos equinos apreendidos pelo Disk Animais
Os interessados em adotar animais de grande porte apreendidos podem ser pessoas físicas, jurídicas ou entidades filantrópicas.
• O adotante deve ter mais de 18 anos de idade e não ter histórico de maus-tratos;
• Somente será permitida a adoção de 02 (dois) animais por pessoa/endereço(exceto instituições de ensino ou entidades filantrópicas);e demais….
• A propriedade onde o animal ficará abrigado deverá, obrigatoriamente, ser do tipo rural (chácara, sítio, fazenda, etc) localizada em Piracicaba e região, possuir autorização prévia e condições sanitárias adequadas para o alojamento do animal (comprovar com fotos e endereço);
• Estar ciente que não se trata de animais de valor comercial, sendo que alguns deles podem apresentar problemas ou sequelas de problemas congênitos, como má formação do sistema locomotor e sequelas de maus-tratos sofridos em sua vida pregressa;
• Os animais adotados não poderão der submetidos a qualquer tipo de trabalho, reprodução comercial, especialmente o de tração (carroça, charrete e arado) e tampouco poderão ser usados em competições esportivas, como salto ou corrida;
• O cadastro/contato precisa estar sempre atualizado e, em caso de óbito do animal, a pessoa deve informar as circunstâncias da morte e atestado de óbito emitido por um Médico veterinário (art12 Decreto 18 026/19).
Qualquer animal só será doado se for para receber tratamento adequado e desfrutar do carinho de um lar. Eles precisam de espaço e amor para desfrutarem de uma vida digna, livre de sofrimento e dor.
Como adotar
1 - Realizar o cadastro no GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (www.defesa.agricultura.sp.gov.br);
Passo a passo:
1o passo - acessar o site : www.defesa.agricultura.sp.gov.br/
2o passo - clicar em GEDAVE – cadastre se.
3o passo - preeencher todos os campos.
4o passo - Após concluír todas as etapas: entrar em contato com o EDA Piracicaba para maiores esclarecimentos sobre o cadastro.
2 – Imprimir os seguintes documentos (Requerimento padrão, Ficha de adoção, Questionário pré adoção, ficha e transferência de responsabilidade e termo de fiel depositário), anexar o cadastro no Gedave e protocolar no - DCF SIMAP - Rua Capitão Antônio Correa Barbosa 2233 - 9o andar - Ch. Nazareth - Piracicaba / SP.
• Os protocolos serão permitidos exclusivamente no dia e horário estipulados (2a á 6a das 8 as 16hs). O protocolo não garante a adoção do animal. A disponibilidade dos mesmos vai depender da ordem do protocolo (será fornecido um número após a finalização do mesmo) e a apresentação dos documentos exigidos.
• Após o protocolo da documentação correta o interessado pode ir até o Disk Animais para conhecer o animal e dar continuidade no processo da adoção
3 – O adotante deve providenciar o transporte adequado, que são os caminhões e veículos adaptados para o transporte de grandes animais com conforto e segurança e se necessário os exames para a liberação da GTA.
Ainda será necessária a Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem o custo de R$ 17,45 por espécie animal. Veja como emitir abaixo:
Como emitir o GTA
Através do sistema GEDAVE, emissão e-GTA, preencher os campos solicitados, anexar exames, atestados (todos tem que estar com a validade em dia,60 dias exames e 3 dias os atestados e ai imprime uma DARE , no valor de aproximadamente R$ 15,00 à ser paga pelo dono do animal.
Após o pagamento da DARE, é feita a validação no sistema e toda a documentação é enviada para O EDA Piracicaba, que fará a aprovação dos documentos e liberação da guia de trânsito animal para a impressão.
Os animais doados só podem ser retirados após apresentação de toda documentação exigida: Termo de liberação animal – Projeto Adote um Amigão, GTA e cópias dos crachás, exames, atestados e microchip.
Todos os animais sairão com um microchip para identificação individual.
Leilão
Os animais não adotados e os bovinos poderão leiloados em hasta pública. (Decreto No 18.026/2019).
Campanha: ADOTE UM AMIGÃO
Os animais abaixo encontram-se disponíveis para ADOÇÃO.
Para mais informações entre em contato com os responsáveis pelo Disk Animais.
- Clique sobre a foto para ampliar a imagem do animal -
.
Crachá 35/23
Sou a Maria Fumaça e tenho 20 anos.
Crachá nº 35/23.
MARIA FUMAÇA
Crachá 55/23
Olá, me apelidaram de DODO. tENHO 15 ANOS E SOU MUITO BOAZINHA.
Crachá 55/23.
DODO
Crachá 68/23
Sou a Isaura crachá 68/23, uma eguinha de 17 anos que foi recolhida em uma rodovia da cidade sozinha.Sou muito boazinha.
ISAURA
Crachá 98/23
Sou Luna, crachá 98/23. Fui abandonada no Bairro Cecap.
LUNA
Crachá 103/23
Sou o meninão Tião, 15 anos crachá 103/23.Fui encontrado nessa situação, espero ser acolhido em um lar cheio de amor e carinho.
TIÃO
Crachá 101/23
Sou a Fatinha, crachá 101/23. Estava perdida pelo Vila Fátima e fui recolhida.
FATINHA
FORMULÁRIOS
(Clique sobre o documento para iniciar o download)
- Ficha e termo de adoção de equídeos
- Questionário para adoção de equídeos
- Termo de fiel depositário para adoção de equídeos
LEGISLAÇÃO
(Clique sobre o documento para acessar a Legislação)
- GEDAVE - Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, implantado por meio da Resolução SAA n° 79/2012 aplicação de produtos e insumos veterinários e realização de exames, de acordo com os programas de sanidade animal, nas condições e períodos estabelecidos pelas normas vigentes, especialmente de acordo com a Lei Estadual n° 10.670, de 24 de outubro de 2000 e o Decreto Estadual n° 45.781, de 27 de abril 2001.
GALERIA DE IMAGENS
Foto: SIMAP
Foto: SIMAP
Foto: SIMAP
Foto: SIMAP
BASTIDORES DA SEDEMA
Contato
DISK ANIMAIS
Endereço: Rua Alberto Coral Nº 1.500, Vila Fátima - Piracicaba / SP.
Fones: (19) 3403-1250
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 8h00 às 16h00
DENÚNCIAS ANIMAIS ABANDONADOS / MAUS TRATOS
Setor de Direito Animal - GCM
Fones: 153 / (19) 3422-0200